sábado, 28 de fevereiro de 2009

Bandeira de 1580 a 1640



Durante o governo dos Filipes, uma vez que o reino de Portugal permanecia, de jure, separado dos demais domínios dos Habsburgos de Espanha, Portugal manteve as suas armas e bandeira. Este facto decorre do princípio de união dinástica, segundo o qual existiam na Península Ibérica dois reinos diferentes com um só rei.
Foi nas armas familiares dos Habsburgos de Espanha que se verificou uma mudança, com a sobreposição do escudo português ao conjunto Leão-Castela/ Aragão-Catalunha-Nápoles-Sicília). Esta honrosa posição do escudo português no conjunto armorial dos domínios da Coroa Espanhola fora um dos pontos mais debatidos entre o Cardeal D. Henrique e Filipe II de Espanha (através dos seus plenipotenciários em Lisboa, Cristóvão de Moura e o Duque de Ossuna). A partir do momento em que o rei português compreendeu que seria impossível resistir à pressão castelhana para a absorção de Portugal, o velho cardeal pediu ao monarca espanhol que o escudo de armas português ocupasse um dos lugares mais distintos nas suas novas armas (eventualmente, todo o primeiro quartel do escudo, onde se achavam as armas de Leão e Castela, reformulando a localização dos demais brasões dentro do escudo). Os embaixadores de D. Filipe recusaram esta proposta, por considerarem que Sua Majestade Católica não poderia fazer tão notável agravo aos mais antigos domínios da sua monarquia (Castela e Aragão), mas que, não obstante, daria às armas de Portugal o lugar de peça mais honrosa do escudo. Assim sendo, acabou por colocá-las no abismo do chefe, o ponto importante e digno do escudo.
Note-se que esta bandeira, no entanto, não é relativa a um país ou um estado. Representa isso sim, o poder de uma família real sobre os seus vários domínios europeus. Curiosamente ou não, a sua utilização em Portugal foi pouco expressiva, tendo apenas sido usada a bandeira armorial dos Habsburgos por ocasião das deslocações de Filipe II a Tomar e de Filipe III a Lisboa (1619). Subsistem ainda alguns exemplares das armas em espécimes numismáticos e em algumas peças de artilharia preservadas no Museu Militar e no Museu da Marinha.
Por outro lado, a bandeira dos Habsburgos da Espanha (a cruz vermelha aspada da Borgonha) torna-se co-oficial, juntamente com o pavilhão português, para efeitos de utilização marítima.
Contudo, em certas representações (de origem desconhecida) surge a bandeira adoptada por D. Sebastião rodeada por 16 ramos de oliveira (com dez pés visíveis e os seis restantes ocultos), dando particular realce ao escudo português. Assim, se a conservação das armas e bandeira nacional parece demonstrar o respeito dos monarcas filipinos pelos costumes e independência de Portugal, tal como acordado nas Cortes de Tomar, a presença dos elementos vegetais podem representar, consoante as teorias:
• alusão ao apelido Silva do Marquês de Alenquer, Vice-Rei de Portugal, com o objectivo de melhor distinguir, ao longe, a bandeira portuguesa da castelhana (também branca com as armas ao centro);
• a alegria demonstrada pelo novo rei em obter o domínio de Portugal (ou ao invés, a alegria das classes dirigentes portuguesas, encantadas com uma união que previam benéfica, sobretudo a nível económico);
• a relativa paz com que se fizera a junção da coroa de Portugal aos domínios dos Habsburgos (mau grado a batalha de Alcântara), ou o desejo do novo rei de que a paz voltasse a reinar célere em Portugal;
• ser um símbolo da vitória de Castela, demonstrando assim a conquista e submissão de Portugal. Esta interpretação parece pouco consistente, tendo em conta o esforço que D. Filipe II fez para pacificar o país e não ferir o seu orgulho;
• por fim, como Filipe II entrou em Elvas, a fim de se deslocar às Cortes de Tomar e aí ser jurado rei, em Dezembro de 1580, precisamente quando os camponeses festejavam a colheita das oliveiras, há também quem sugira que o novo monarca decidiu acrescentar à bandeira portuguesa aquele elemento vegetal em lembrança dessa viagem, ou então serem os ramos de oliveira um convite para o povo português se dedicar mais ao trabalho agrícola, tão descurado ao longo do século XVI.
Ao que parece, a dita bandeira terá sido adoptada em 1616

Habsburgos de Espanha, utilizada pelas embarcações portuguesas.


Bandeira armorial dos Habsburgos: as armas de Portugal em ponto de honra, no abismo do chefe.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Marcha ( Hino ) dos Carvalhais

CARVALHAIS TERRA D’ENCANTO



Carvalhais, Carvalhais, terra d’encanto
Q’eu amo tanto por lá nascer
É uma terra, é uma terra abençoada
Que a Pátria amada faz reviver

Só por ter, só por ter tricanas belas
Puras donzelas, encantadoras
Qu’a cantar, a cantar espalham ardor
Seja a quem for, são sedutoras.



Ó mocidade, cantemos com a saudade
As nossas lindas canções com harmonia(homens)
Bem entoada, a canção mais engraçada
Que alivia os corações com melodia(homens)

As tais paixões, nesta vida de ilusões
Nós ó lindas tricanitas somos esquisitas(homens)
O juramento, do mais puro sentimento
Das promessas infinitas

Nota de 10 Centavos (1917 a 1925)

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Ainda o Carnaval



Carnaval Figueira
Escola de Samba Novo império

Carnaval do Rio

A Académicos do Salgueiro foi a escola de samba vencedora do Carnaval 2009 no Rio de Janeiro.

Letra

Desfile

Nota de 10 Centavos (1917)

José Augusto - Aguenta coração

Mais um sucesso que roda naquele Fiat Punto




Para quem se lembra, fica aqui a abertura da novela "Barriga de Aluguer" que esteve no ar em 1990 e 1991

Bandeira de 1578 a 1580


Pouco antes de embarcar para África e de perder a vida em Alcácer-Quibir, D. Sebastião ordenou uma mudança aparentemente insignificante, mas de grande significado político — procedeu à substituição da coroa aberta por uma coroa real fechada. Este pormenor simbolizava o reforço da autoridade régia através da conquista de Marrocos e da obtenção de um título imperial, que a coroa fechada simbolizava. De igual forma, ao gosto da época maneirista, regressou-se ao escudo em formato ogival. Parece ter sido a primeira bandeira portuguesa com formato rectangular; anteriormente todas eram quadrangulares.

O decreto de D. Sebastião relativo à bandeira determinou também que, doravante, e à semelhança do que já antes fizera D. João II, se estabelecesse para sempre em número de sete os castelos na bordadura.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Ai Sporting!


Perder 5-0 em casa... Ai Sporting, surpreendes tudo e todos
Já não se usa uma derrota destas

Cerveja Sagres


Desde 1940 a matar a sede aos portugueses

Bandeira de 1521 a 1578


Com a subida ao trono do filho de D. Manuel I, D. João III, procedeu-se a alterações menores no formato e composição do escudo. Seguindo o gosto humanista, típico da época, estabeleceu-se o formato redondo na parte inferior do escudo (formato dito português), acompanhando as quinas a mesma alteração. Foi neste reinado que o número dos castelos parece ter voltado definitivamente aos sete.

Concerto Convivio

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

As nossas Carvalhenses na Escola de samba


Carnaval da Figueira 2009





Aqui ficam algumas fotos do desfile

Carnaval no C.R.C.C.































































Fotos do Baile de carnaval de ontem no C.R.C.C.
Fotos de Vera Pereira

Carnaval no CRCC











Ficam aqui alguns dos mascarados de ontem no clube.

Mascaras de Carnaval

Ultima mascara de colecção de Paulo António vindas de Veneza (Itália)

Agradeço a Paulo António

Mascaras de Carnaval


Mais uma Mascara vinda de Veneza de Paulo António

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Mascaras de Carnaval

Mais uma mascara da bela colecção de Paulo António vindas de Veneza

Bandeira de 1495 a 1521

Bandeira da Ordem de Cristo

Dez anos depois, D. João II é sucedido pelo primo, o Duque de Beja, D. Manuel I, que impôs mudanças na bandeira para se distinguir do antecessor.
Assim, fez assentar as armas reais sobre uma bandeira branca de formato quadrangular (até aqui, a bandeira mais não era que apenas o escudo de armas — uma bandeira armorial). O escudo voltou a ser carregado na bordadura com um número superior a sete castelos (embora também haja representações com apenas sete), terminando em forma de cunha. Igual forma assumiam os pequenos escudetes no seu interior. Por fim, D. Manuel ordenou que sobre o escudo fosse colocada uma coroa real aberta, símbolo de autoridade régia e da centralização do Estado que tanto ele como o seu antecessor procuraram levar a cabo.
Refira-se ainda que, durante o reinado de D. Manuel, devido à intensa actividade marítima, é frequentemente usado como pavilhão naval português a bandeira da Ordem de Cristo, já que é esta a grande ordem ligada às viagens de expansão.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Mascaras de Carnaval


Outra mascara de Paulo António vinda de Veneza

Mascaras de Carnaval

Uma das mascaras de Paulo António vinda de Veneza (Itália)

Monumento ao Ferreiro


Finda a votação foi considerada uma das 7 Maravilhas dos Carvalhais

Hoje, há derby na capital


Para este jogo, em Alvalade, espero que ganhe o melhor em campo... e que principalmente o árbitro não tenha influencia no resultado.
O jogo começa ás 20h

Nota 1000 Reis 1910 a 1917

Cartaz


Este é o Cartaz vencedor deste grande evento que acontecerá no concelho da Figueira da Foz que reunirá Ranchos e Filarmónicas de todo o mundo.
Carvalhais também ajudará com a estadia de dois dos Ranchos que estarão por cá.
Cartaz retirado do site olhares

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Sede do CRCC


Finda a votação foi considerada uma das 7 Maravilhas dos Carvalhais

DJ Thelmo-House Sexy Sound (20-02-2009)


Olá pessoal!

Depois de estar tanto tempo sem colocar aqui os meus sets,estou de volta. Esta semana queria dedicar este set ao meu amigo João Cardoso,que ainda vou por a gostar dos grande sons da House Music. Esta semana o set tem temas da vertente Disco do House,esperem que gostem. Para a semana vou começar uma serie de sets em que vou colocar só temas de um determinado DJ, vou começar com o grande DJ/Produtor Holandês Laidback Luke, um DJ muito em voga na actualidade…comentem o meu set e até para a semana….








DJ Thelmo-House Sexy Sound (20-02-2009)


Tracklist

1- llorca_and_miamik-insatiable_(david_penn_vocal_mix)

2- Bingo Players & Chocolate Puma - Touch Me (Bart B More Remix)

3- ATFC feat. Lisa Millet - Bad Habit 09 (ATFC´s Lektrotek Re-Visit)

4- Voodoo & Serano - Sunglasses at Night (Original Mix)


Outros sets do Dj Thelmo:
DJ Thelmo pres. House Sexy Sound Sessions-warm up sessions(24-01-09) Download
Thelmo DJ_sexy sound set Download
Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Copyright © 2008 Blog dos Carvalhais [TM]. All Rights Reserved