terça-feira, 31 de março de 2009

Matança do porco à moda antiga











No sábado passado, no CRCC, realizou-se uma matança do porco á moda antiga, ficaram aqui umas fotos.

Nota de 1000 Escudos (1938)

Brasão de armas de Portugal


O brasão de armas de Portugal pode ser descrito heraldicamente do seguinte modo:
«de prata, com cinco escudetes de azul, postos em cruz, cada um carregado por cinco besantes de prata, postos em aspa; bordadura de vermelho carregada de sete castelos de ouro; o escudo sobreposto a uma esfera armilar, rodeada por dois ramos de oliveira de ouro, atados por uma fita verde e vermelha»
Nas bandeiras militares, a fita surge colorida singularmente apenas de prata com a inscrição retirada dos Lusíadas: "Esta é a ditosa Pátria minha amada".
As armas podem-se dividir em duas metades distintas, embora não seja frequente essa distinção na heráldica portuguesa: as armas maiores são as aqui representadas, ao passo que as armas menores consistem apenas do escudo tradicional (representado na bandeira portuguesa) sobreposto à esfera armilar, sem mais enfeites.
Quanto ao seu significado, o escudo de prata carregado de escudetes azuis besantados de prata aludem à mítica batalha de Ourique, na qual Cristo teria aparecido a D. Afonso Henriques prometendo-lhe a vitória, se adoptasse por armas as suas chagas (em número de cinco, donde os cinco escudetes); sobre a origem dos besantes, diz-se ser a representação dos trinta dinheiros pelos quais Judas vendeu Jesus aos romanos (dobrando-se o número cinco no escudete central, por forma a totalizar trinta e não vinte cinco). Outros afirmam ser a prova da soberania portuguesa face a Leão, pelo direito que assistia ao soberano de cunhar moeda própria - de que os besantes mais não são que a constatação heráldica desse facto.
A bordadura de vermelho carregada de sete castelos de ouro representa, segundo a tradição, o antigo reino mouro do Algarve, conquistado por Afonso III em 1249; a sua origem, porém, é muito mais obscura, sendo que, por Afonso III ser colateral de Sancho II, não poder usar armas limpas - e dessa forma, para marcar a diferença face às armas do pai e do irmão, foi buscar às armas maternas (de Castela), o elemento central para o distinguir (os castelos em bordadura vermelha, tal como as armas de Castela eram um castelo de ouro sobre fundo vermelho). Para além disso, a bordadura, em certos momentos da história, já possuiu mais do que os sete castelos actuais.
Enfim, a esfera armilar de ouro, símbolo pessoal de D. Manuel I representa a expansão marítima dos Portugueses ao longo dos séculos XV e XVI. Historicamente, a associação da esfera armilar a D. Manuel deu-se aquando da sua investidura no Ducado de Beja por D. João II, em 1484, logo após o assassínio do seu irmão D. Diogo, Duque de Viseu, tendo D. João concedido a D. Manuel, por empresa a esfera armilar, e por mote a misteriosa palavra Spera (que, pela confusão entre o p e o dígrafo ph, com valor de f, acabou sendo lida como Sfera, criando um jogo de palavras entre a esfera, como representação do mundo, e a espera de D. Manuel para alcançar um trono ao qual nunca havia pensado chegar).

domingo, 29 de março de 2009

Um olhar

Um olhar pelos nossos pescadores que trabalham no alto mar na pesca do arrasto
Que alguns pescadores que são bem conhecidos por alguns carvalhenses que pescam no barco Porto Céu no Algarve.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Love Song And Rock Dance




Love Song And Rock Dance um dos temas tocados no concerto do 1º Encontro de Bandas do Paião

Nota de 10 Escudos (1925)

Bandeiras militares


Estandarte Nacional, bandeira de desfile das unidades das Forças Armadas Portuguesas

quinta-feira, 26 de março de 2009

Por onde ando...


Artigo do jornal " A Folha do Mondego".
A foto da cómoda do Fernando Pessoa é da minha autoria

Nota de 5 Escudos (1925)

Bandeiras militares


Jaque Nacional, arvorado na proa dos navios da Marinha de Guerra Portuguesa

terça-feira, 24 de março de 2009

Energy Night

Nota de 20 Centavos(1925)

Outras bandeiras usadas em Portugal


Galhardete de governador civil de distrito

segunda-feira, 23 de março de 2009

Outras bandeiras usadas em Portugal


Estandarte de ministro do Governo da República Portuguesa
Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Copyright © 2008 Blog dos Carvalhais [TM]. All Rights Reserved