Rui Manuel Fernandes Jordão
Aos 6 anos de idade inicia os seus estudos musicais na escola de música da filarmónica da Sociedade Artística Musical Carvalhense – Carvalhais, tendo aos 7 anos de idade integrado como executante de Trompa a referida filarmónica. Passado 2 anos passou a executar Saxofone, onde se manteve durante 20 anos, tendo também sido Director Musical e Maestro assistente.
Aos 10 anos de idade inicia os estudos profissionais de música no Conservatório Regional de Coimbra no curso de Acordeão, passado 2 anos muda para o curso de Saxofone, que terminou em 1991. Ao longo do seu curso no Conservatório, foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Também foi aluno do Conservatório de Música David de Sousa – Figueira da Foz onde, foi membro fundador da sua orquestra.
Em 1991 inicia a leccionação no Conservatório de Música David de Sousa – Figueira da Foz e um ano mais tarde no Conservatório Regional de Coimbra.
De 1991 a 2000 leccionou a disciplina de Educação Musical em diversas escolas preparatórias: Paião, Soure, Montemor-o-Velho, Colmeias - Leiria, Maceira - Liz, Arazede - Cantanhede, Figueira da Foz e Quiaios - Figueira da Foz.
Em 2004, conclui a sua profissionalização na Universidade de Aveiro.
Foi membro executante da Orquestra juvenil da Figueira da Foz dirigida pelo professor César Ramos.
Exerceu o cargo de Director Pedagógico do Conservatório Regional de Coimbra durante 4 anos.
Tem participado em diversos espectáculos de índole cultural, quer como executante, quer como maestro, em diversas associações de todo o país.
Há mais de 25 anos que se tem mantido como executante de Acordeão em diversos grupos de Folclore da região centro, tendo já efectuado mais de 10 digressões por todo o mundo.
Em termos de associativismo, foi dirigente na Sociedade Artística Musical Carvalhense, durante cerca de 5 anos. No Centro Recreativo Cultural Carvalhense está como dirigente desde 1999, com interregnos em 2001, 2005 e 2006, estando actualmente no seu 3º mandato como presidente da Direcção.
Actualmente exerce o cargo de Director Pedagógico do Conservatório de Música David de Sousa da Figueira da Foz, é presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Dr. Pedrosa Veríssimo do Paião e é presidente da Direcção do Centro Recreativo Cultural Carvalhense.
1 comentário:
Boa tarde. Descobri este blogue através do Outra Margem. Ainda bem que descubro mais um blogue figueirense. Aproveito para reconhecer esta referência ao Prof. Rui Jordão, que foi meu professor de Formação Musical no 2.º Grau do Conservatório David de Sousa.
Cumprimentos, e fica o convite para passarem no Worst Off
Pedro Fernandes Martins
Enviar um comentário