Lavos passa a ser Vila
|
Tavarede, S. Pedro, Lavos e Marinha das Ondas já são vilas
|
Concelho passa a ter oito localidades com aquela categoria. Propostas partiram de dois deputados figueirenses. Desde ontem que o concelho da Figueira da Foz passa a ter oito vilas. Assim, a Buarcos, Quiaios, Maiorca e Alhadas juntam- -se, agora, Tavarede, S. Pedro, Lavos e Marinha das Ondas. A elevação foi aprovada ontem na Assembleia da República, que elevou 22 localidades do país a vila e outras cinco vilas a cidade. Os autarcas figueirenses foram apanhados de surpresa pela boa-nova.
“Penso que será o repor de uma situação que para mim era vigente. Embora não houvesse provas documentais que sustentassem que Tavarede continuava a ser vila, ou que tivesse deixado de o ser. De qualquer forma, é motivo de orgulho”, declarou o presidente da Junta de Tavarede, Victor Madaleno.
Carlos Simão, presidente da Junta de freguesia de S. Pedro É com felicidade e muito orgulho que constato que, depois de muitos anos de luta e trabalho intensivos, fomos compensados”. Carlos Simão não se conteve e desferiu um forte ataque ao “único eleito do concelho que se absteve na votação” sobre a elevação de S. Pedro a vila. Referia-se a um elemento da assembleia de freguesia: “condeno esse habitante, que não é digno de habitar aqui!”.
Da Marinha da Ondas presidente da junta, S. Pedro Almeida. Acho que a elevação a vila é uma mais-valia. Foi aliás por isso que nós lutámos, ou seja, para conseguir a elevação e o reconhecimento”,
Sem emoção Isabel Oliveira, presidente da Junta de Lavos, não se mostrou empolgada com a notícia. “É um gesto simpático”, comentou. E lembrou que o brasão já tinha os quatro castelos atribuídos a uma vila. “Mas não é isso que nós mais ambicionamos: o que pretendemos dos nossos deputados é que façam alguma coisa para travar a erosão costeira e acabar com o perigoso cruzamento do IC1 da Costa de Lavos, entre outras situações que afectam a freguesia”,
Retirado do jornal as Beiras
| |
Copyright © 2008 Blog dos Carvalhais [TM]. All Rights Reserved
Sem comentários:
Enviar um comentário