segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Hino da Freguesia de Lavos

I
Lavos, couto nobre, eterno
De Alma, Honra e Tradição.
Povo de Sol e de Pranto
Em marés de grito-oração !

II

Priorado foi outrora, em fé,
Na matriz do areal.
União de onze lugares,
Povoado de ordem foral.

III

Lavos alba-azul brazão
Do labor em todas de prata, .
Das pirâmides do sal,
Dois farais de longa data.

IV

Lavos é culto de terra,
Lavos é faina de mar.
Lavoense é a quimera
Que o futuro tem um p'ra cantar...

Refrão
Oh,Lavoura, pesca d'arte e sal,
Temperando as nossas almas,
Ouve o sino paroquial
Que soa nas mondas calmas.

Sois freguesia luz-vitral,
Sul de prata da Figueira
No sol dourado de Portugal

V

Lavos, fonte de alma em vida,
Em memória, Lavi eterna!
Lavos, terra antiga e nobre a cantar
Lavoenses! Sempre Lavos!


Autor/compositor /texto e musica): Vítor M.M.Fereira


Filarmónica de Carvalhais com Grupo de Jovens de Lavos


16 comentários:

Anónimo disse...

Como carvalhense que sou é um orgulho a nossa filarmonica tomar o hino da freguesia

Anónimo disse...

É estranho o autor do hino ter sido um Carvalhense e eu não ver uma única referência aos ferreiros. É estranho, não é?

Anónimo disse...

O autor do Hino é um carvalhense mas o espirito dele já não está em carvalhais ! Se estivesse, não tinha deixado a filarmonica que ele dirige e que o fez ser quem é no estado em que está, não andava lá a ganhar o máximo de dinheiro que pode (não deve ser por acaso que o instrumento que ele lecciona é o que tem mais executantes, com larga vantagem). Se a filármonica perdeu qualidade nos ultimos anos, se muitos músicos sairam e outros se "baldam" podemos todos agradecer ao maestro (que tem o seu grupo de preferiti e tem a mania que a filarmonica é uma orquestra em que se devia tocar muita musica classica, que é isso que as pessoas gostam) e ao presidente da direcção que (e não falo em gestão) lhe dá o poder para isso ! O sr maestro conseguiu que os músicos que lhe faziam frente saissem e pôs lá (a pagar) alguns amigos, amigos esses que além de receberem para tocar são lá professores ! Quando foram pessoas como a Armanda ou o João Marc muitos criticavam porque eles recebiam e ás vezes não iam ás saidas, a diferença é que quando iam era de borla, estes que lá estão vão a todas porque lhes pagam !

Anónimo disse...

Estranho não é. Os ferreiros já foram noutros tempos e que eu tenha conhecimento já não existe nesta terra nenhum,ou há por ai algum que eu não tenha conhecimento. O hino é de agora por isso acho que está muito bom e foi um prazer estar presente e fazer parte de quem o executou.

Anónimo disse...

O cobarde que se esconde atrás da palavra anonimo e como tal eu o vou fazer não tem conhecimento dos factos relativos á filarmónica, mas se tiver coragem pode pedir uma reunião com a direcção á quartas feiras para poder ser informado, ou então esperar pelo inicio do ano e ter coragem e apresentar-se para ser ilucidado e se tiver coragem assumir o cargo, mas para isso não existe responsabilidade.

Anónimo disse...

Se calhar até tem conhecimento, se calhar até está por dentro do que se passa, se calhar assiste de perto, se calhar sabe muito bem o que levou muitos musicos a sair, se calhar melhor que a direcção e o maestro que nunca se preocuparam sequer em perceber o porque de tantos musicos sairem em tao pouco tempo !

Anónimo disse...

Agora com o novo presidente tudo vai mudar..
e todos esses músicos que saíram vão voltar
Para sermos a melhor filarmónica do pais

Acredito muito no novo presidente que entrará no próximo ano

Anónimo disse...

Se o presidente for o joão cardoso ou o antonio pereira acredito que a filarmonica volte ao que era ! tirando esses 2 senhores não vejo mais ninguem capaz de fazer uma revolução dessas . espero é que quem quer que seja perceba que o poder que o maestro tem em todas as decisoes da filarmonica tem de acabar !

Anónimo disse...

Grande falha não falar nos ferreiros

Anónimo disse...

A filarmónica vai voltar a ser grande
A melhor do pais

Anónimo disse...

Diz o anónimo do dia 8 às 1.11...A FILARMÓNICA VAI VOLTAR A SER GRANDE, A MELHOR DO PAÍS,pois vos digo vai ser? não... já o é. tambem vos digo na nossa aldeia dos Carvalhais os seus habitantes vivem demasiado as colectividades,SAMC;CRCC, e é normal que nem tudo corra como se espera mas tambem digo que o atual Presidente não tem perfil para estar à frente da SAMC.
sócio da samc,crcc,

Anónimo disse...

Até pode não ter perfil, mas quando mais ninguém se quer dar ao trabalho lá vão ter com o salvador da pátria.

Anónimo disse...

Sr. anónimo das 23.55 ainda bem que percebe o valor que as pessoas têm.
Obrigado por têr referenciado o meu amigo José Pedrosa.

João Cardoso

Anónimo disse...

No meio de tanta polémica, digfam-me se é ou não verdade que a filármonica até tem "presença" nas actuações que faz.
Também vos digo que por morrer uma andorinha não acaba a primavera, para além de só fazer falta nessa associação os que lá estão porque os outros não fazem falta nenhuma.
Pedir ás pessoas de joelhos para irem tocar isso não se calhar era o que queria o anónimo de 6 de Outubro de 2009 9:18

Anónimo disse...

Duvido que alguem quisesse que fossem pedir de joelhos para tocar, para como sócio e carvalhense que sou, preferia que fizessem isso do que pagaram a musicos de fora ! A esses não pedem de joelhos mas abanam as notas !

Anónimo disse...

Então anónimo de 11 de Outubro de 2009 23:09 e de 10 de Outubro de 2009 0:16 pelos vistos confirma-se que pretendia que se ajoelhassem a pedir-lhe para tocar, se calhar nem a pagar o senhor ía.
Se de facto a coisa é assim como diz, e como sócio da colectividade, porque não se candidata a pesidente da mesma, porque segundo dizem o presidente actual vai deixar a direcção, e aí pode aproveitar para demonstrar a sua mais ou menos valia, como carvalhense que diz ser.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Copyright © 2008 Blog dos Carvalhais [TM]. All Rights Reserved