terça-feira, 24 de novembro de 2009

Recomendo este livro : Caim de josé Saramago


Caim
Saramago, José

A história dos homens é a história dos seus desentendimentos com deus, nem ele nos entende a nós, nem nós o entendemos a ele.
José Saramago

«...excelente literatura...»
José Mário Silva, Revista LER

«Considerando Deus como "autor moral" do assassinato de Abel, Saramago responsabiliza-O pelo crime de Caim.»
Público, ípsilon

«Reescrevendo alguns dos episódios do Antigo Testamento, faz apelo a um jogo narrativo que, muitas vezes, não anda longe da tradição picaresca, onde o pensamento segue a par do humor.»
António Guerreiro, Expresso, actual

«A humilhação de "Caim" - filho primogénito de Adão e Eva que matou o irmão, Abel, por as ofertas daquele terem sido preferidas por Deus - e o castigo divino depois do assassínio, estão no centro do livro, também inspirado em vários acontecimentos do Antigo Testamento, como a destruição de Sodoma e Gomorra e a Arca de Noé.»
Diário de Notícias

«O triunfo de José Saramago, em Caim, começa justamente quando o autor se livra do discurso moral e da discussão com o texto bíblico, e transforma o seu personagem num ser que atravessa o tempo e sobrevive à sua época, arrastando consigo a longa lista de opróbios de que é acusado.»
Francisco José Viega, revista LER

Filho e neto de camponeses sem terra, Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, província do Ribatejo, em Novembro de 1922. Seus pais emigraram para Lisboa quando ele não perfizera ainda dois anos de idade. Fez estudos secundários (liceal e técnico) que, por dificuldades económicas, não pôde prosseguir. No seu primeiro emprego foi serralheiro mecânico, tendo exercido depois diversas outras profissões: desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, tradutor, editor, jornalista. Publicou o seu primeiro livro, um romance, "Terra do Pecado", em 1947. Ganhou o Nobel da Literatura em 1998.

2 comentários:

Anónimo disse...

Livro excelente para quem ler com os horizontes abertos.
O que achaste do que leste?

Anónimo disse...

Pelo menos já o leste ? É que recomendar um livro sem o ler .....

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Copyright © 2008 Blog dos Carvalhais [TM]. All Rights Reserved