sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Carvalhense do Ano 2009 - Rui Jordão


Rui Manuel Fernandes Jordão



Aos 6 anos de idade inicia os seus estudos musicais na escola de música da filarmónica da Sociedade Artística Musical Carvalhense – Carvalhais, tendo aos 7 anos de idade integrado como executante de Trompa a referida filarmónica. Passado 2 anos passou a executar Saxofone, onde se manteve durante 20 anos, tendo também sido Director Musical e Maestro assistente.

Aos 10 anos de idade inicia os estudos profissionais de música no Conservatório Regional de Coimbra no curso de Acordeão, passado 2 anos muda para o curso de Saxofone, que terminou em 1991. Ao longo do seu curso no Conservatório, foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Também foi aluno do Conservatório de Música David de Sousa – Figueira da Foz onde, foi membro fundador da sua orquestra.

Em 1991 inicia a leccionação no Conservatório de Música David de Sousa – Figueira da Foz e um ano mais tarde no Conservatório Regional de Coimbra.

De 1991 a 2000 leccionou a disciplina de Educação Musical em diversas escolas preparatórias: Paião, Soure, Montemor-o-Velho, Colmeias - Leiria, Maceira - Liz, Arazede - Cantanhede, Figueira da Foz e Quiaios - Figueira da Foz.

Em 2004, conclui a sua profissionalização na Universidade de Aveiro.

Foi membro executante da Orquestra juvenil da Figueira da Foz dirigida pelo professor César Ramos.

Exerceu o cargo de Director Pedagógico do Conservatório Regional de Coimbra durante 4 anos.

Tem participado em diversos espectáculos de índole cultural, quer como executante, quer como maestro, em diversas associações de todo o país.

Há mais de 25 anos que se tem mantido como executante de Acordeão em diversos grupos de Folclore da região centro, tendo já efectuado mais de 10 digressões por todo o mundo.

Em termos de associativismo, foi dirigente na Sociedade Artística Musical Carvalhense, durante cerca de 5 anos. No Centro Recreativo Cultural Carvalhense está como dirigente desde 1999, com interregnos em 2001, 2005 e 2006, estando actualmente no seu 3º mandato como presidente da Direcção.

Actualmente exerce o cargo de Director Pedagógico do Conservatório de Música David de Sousa da Figueira da Foz, é presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Dr. Pedrosa Veríssimo do Paião e é presidente da Direcção do Centro Recreativo Cultural Carvalhense.
Foi membro da Comissão do 50º aniversário do CRCC.
E por fim, pelo segundo ano consecutivo recebe a menção de Carvalhense do Ano, respectivamente ao ano de 2008 e 2009
Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Copyright © 2008 Blog dos Carvalhais [TM]. All Rights Reserved