quarta-feira, 28 de abril de 2010

NOTÍCIAS DE MAIO DE 2008 – FILARMÓNICA DO CRATO

ENCONTRO DE BANDAS EM CARVALHAIS DE LAVOS (FIGUEIRA DA FOZ)

A Filarmónica do Crato deslocou-se à Figueira da Foz a 24 de Maio de 2008, mais concretamente à localidade de Carvalhais de Lavos a fim de participar num Encontro de Bandas organizado pela Banda Carvalhense, a qual comemorava 121 anos. Curiosamente, a outra Banda presente foi a Sertaginense (Sertã), a qual já nos havia encontrado em Setembro passado na vila de Sardoal. A deslocação foi realizada no autocarro municipal, cedido pela Câmara Municipal do Crato e foi inicialmente até à bela cidade da foz do Mondego, local onde almoçámos, mais concretamente numa povoação chamada Gala. Em seguida pudemos ver a bela cidade da Figueira e ainda apreciámos algumas praias da zona. A meio da tarde fomos para Carvalhais e depois dos cumprimentos entre as bandas efectuaram-se os concertos. Pela nossa parte, apesar de um pouco desfalcados, não deixámos de representar bem o Crato, no entanto, reconhecemos que no Litoral as bandas estão melhor qualificadas. Refira-se que a Filarmónica do Crato continua a oferecer às suas congéneres prendas de grande valor cultural investindo quase sempre nos produtos dos Barros de Flor da Rosa, desta feita levou-se um lindo cantil pintado pela consagrada artista Susana Perpétuo.
Por outro lado, não queremos deixar de louvar o esforço dos directores e músicos, bem como da população dos Carvalhais, os quais, sem quaisquer apoios da edilidade figueirense, persistem em realizar eventos desta natureza apenas a expensas próprias e onde toda a gente trabalha. Isto é verdadeiro associativismo e a Figueira da Foz tem 120 colectividades, das quais 12 bandas de música. Felizmente, para nós, o nosso município é pequeno e como somos a única Banda vamos tendo todo o tipo de apoios camarários, desde transportes, subsídio mensal, obras de restauro nos sanitários e apoio em encontros de bandas. Assim é muito mais confortável estar no associativismo sendo que o Crato, apesar de ter dificuldades em encontrar pessoas para os vários órgãos sociais das suas associações, lá vai conseguindo fazê-lo com maior facilidade relativamente a outros concelhos.
Uma nota final, a Direcção da Filarmónica do Crato, procedeu à mudança das divisas das camisas da indumentária dos músicos, desta feita mais apelativas e com a data actualizada para 1874 como ano da fundação. No caso das raparigas, estrearam também um substituto do lenço que vinham usando. Trata-se de um laço semelhante a uma mini gravata. Foram duas melhorias significativas na imagem da Banda.


(Presidente da Direcção, Filipe Belo, em Carvalhais de Lavos)

(porta-estandarte da banda – Manuel Rei Alexandre)

retirado daqui

Sem comentários:

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Copyright © 2008 Blog dos Carvalhais [TM]. All Rights Reserved