terça-feira, 12 de outubro de 2010

Criminalidades Municipais?!?! - Pedrógão do Pranto

 
Há uma estrada que eu considero uma das mais bonitas que existem no nosso concelho.
É uma estrada linda, com árvores de ambos os lados que envolvem o caminho e a paisagem... que nos conduzem na incerta viagem, que nos guiam por linhas tortas enquanto dirigimos a direito.
Essa estrada é diferente todos os dias, todas as semanas, todos os meses e todas as estações do ano. Desde sempre me lembro dela assim, constante na sua inconstância... enquanto os seus choupos-negros (Populus nigra) se amarelam, alaranjam e despem entre o Outono e o Inverno. Imutável, enquanto os ramos nús se vestem lentamente de novas folhas silenciosas, de uma verde vida que nos relembra que vale a pena continuar a insistir e que todos os ciclos têm um novo principio.

Pois venho agora partilhar convosco o final desta imutável beleza que me alegra todas as manhãs e anuncia o doce final de mais uma jornada, desde há cerca de dois anos para cá.

Pois venho agora anunciar o seu FIM, que começaram hoje os troncos da vida a serem derrubados.

A única explicação dada: "parece que vão fazer obras aqui na estrada"

A única (in)certeza: "é a mando da câmara municipal que as estamos a derrubar"

A estrada está impecável, com um piso excelente, boa marcação e boa sinalização... é certo que não é das estradas mais largas que conheço, mas em mais de dois anos de uso regular, nunca por lá encontrei qualquer dificuldade em circular. Nunca encontrei por lá um acidente. Nada...


Este é o meu manifesto. 

Apelo a uma Explicação, caso alguém possua informações mais detalhadas relativamente ao que considero (caso não existe uma justificação válida para esta intervenção) uma acção que roça a criminalidade, quer por incompetência, quer seja por ignorância.

Apelo a uma Acção, caso alguém conheça o responsável.

Apelo a uma Manifestação, pela luta do nosso património... que não é só o cultural ou patrimonial, também é o paisagístico...

Apelo a que estas coisas não passem impunes, e a que sejamos mais activos na defesa daquilo que gostamos e que é nosso. Porque é isso que nos define enquanto cidadãos do mundo e  munícipes pro-activos!




:(  :(  :(  :(  :(  :(  :(  :(  :(  :(  :(  :(  :(  :(  :(  :(  :(

3 comentários:

Anónimo disse...

A minha questão é esta,será que não há comentários? ninguém se importa? vamos lá Ricardo para além de seres um bom observador és um BIÓLOGO movimenta os que te rodeiam,não deixes passar impune os que acham que a flora para nós não serve para nada.

João Cardoso

Ricardo Ramalho disse...

Foi precisamente isso que tentei fazer com este Post. Mas além do post aqui no Blog, fiz chegar esta mensagem ao Diário de Coimbra e ao Diário das Beiras.
Também fiz participação no novo site "A Minha Rua" ao qual a câmara aderiu recentemente.
E ainda, enviei a mensagem para as câmaras municipais e a um responsável pelo jornal da nossa freguesia.

Sabes qual foi a resposta? NENHUMA! Nicles! Zero! Nada! Silêncio!

Acho que fiz tudo o que me competia para cumprir o meu dever de cidadania, mais só se me fosse amarrar a uma árvore...

É assim, e é assim que se vive em sociedade. Se ninguém reclama, ninguém comenta, ninguém se importa é porque está tudo bem!

E o que me incomoda nesta situação particular nem é o repararem a estrada, porque se precisa e é fundamental para a melhoria do bem estar das populações por ela servidas sou o primeiro a aplaudir o investimento e as arvorezinhas são um mal menor.

O que me incomoda verdadeiramente é que aquela estrada não é larga, mas passa-se por lá bem tendo em conta o trânsito reduzido. Eu uso-a há mais de 2 anos e nunca tive sequer que me "encostar" para passar alguém. Nem nunca por lá vi nenhum problema de maior, nem nunca encontrei nenhum acidente. Se calha foi porque tive sorte... O que me incomoda é que se está a gastar DINHEIRO para melhorar uma estrada que está com um piso IMPECÁVEL! Tem um tapete novo, está excelente. Enquanto há outras estradas a poucas centenas de metros daquele lugar que estão miseráveis, e assim vão continuar sabes porquê? Porque NÃO HÁ DINHEIRO!!!! É isso que me incomoda, o despesismo público, os investimentos mal planeados e este "à vontade", este "laisser faire" que o nosso povo se habitou... o dinheiro NÃO É NOSSO deixá-los enterrá-lo a alargar a estradinha 2 metros, porque o senhor da mercearia não consegue passar "à vontade" com a Maria!!! É SÓ ISSO! Só espero é que com esta crise o POVO se aperceba que esse dinheiro também lhes sai do bolso e abram a pestana...

Ricardo Ramalho disse...

E um abraço e obrigado pelo comentário!

Pelo menos já não posso dizer que fiquei sem resposta.

:)

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Copyright © 2008 Blog dos Carvalhais [TM]. All Rights Reserved