quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A tenaz

A Tenaz


Tenaz
É uma ferramenta versátil que nenhum Ferreiro pode dispensar. Uma ferraria típica possui vários pares de tenazes que são utilizadas para segurar o aço enquanto ele é modelado sobre a bigorna. Elas também são utilizadas para colocar o aço na forja e recuperá-lo, bem como para dar o banho de resfriamento no aço.

Com grande frequência, o ferreiro precisa fazer determinadas coisas com o aço que seriam muito difíceis com um dos martelos e é nesse momento que ele pode escolher ferramentas mais especializadas:

As outras Ferramentas:
Martelos - o martelo é uma extensão do cuteleiro. Ele o utiliza para criar a forma básica da espada. Os martelos usados pelos ferreiros, em geral, são ligeiramente diferentes do martelo que se encontra em uma loja de ferramentas. A principal diferença é que os martelos de ferreiro são coroados, enquanto que a maioria dos martelos normais não o são. Coroado significa que a extremidade da cabeça do martelo é ligeiramente arredondada em vez de recta. A coroa evita que o martelo faça marcas vivas no aço quando o ferreiro malha.

Os martelos variam muito de tamanho e finalidade.

Martelo bola, cruzado e recto - possui uma cabeça chata, coroada e uma forma arredondada (bola) ou em cunha (cruzada e recta) no outro lado. O martelo cruzado possui a cunha lateral enquanto o recto possui uma cunha alinhada com o martelo. Esse tipo de martelo é utilizado na maior parte do trabalho de modelagem.

Martelo de ajuste e achatador - ambos possuem grandes cabeças lisas. Como é de se esperar, a utilização principal do achatador é achatar o aço. O martelo de ajuste é utilizado para fazer quinas rectas e extremidades lisas

Marreta e pega simples - marretas tendem a ser grandes e pesadas, pesando até 9kg. São utilizadas quando o aço necessita de modelagem pesada e normalmente exigem a presença de uma segunda pessoa: uma pessoa mantém o aço sobre a bigorna enquanto a outra golpeia com a marreta. A marreta simples é uma versão menor da marreta e pode ser utilizada por uma única pessoa.


História

No século passado os Ferreiros desempenharam um papel muito importante na economia da Freguesia, onde hoje são recordadas as ferramentas e as vestes através do Rancho Etnográfico “Os Ferreiros” de Carvalhais que podem ser vistas também no museu da colectividade que representam:



O Centro Recreativo e Cultural Carvalhense (CRCC), pois é o único local onde está mais representada esta extinta profissão (Ferreiro)



Retirado daqui

Sem comentários:

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Copyright © 2008 Blog dos Carvalhais [TM]. All Rights Reserved