sexta-feira, 1 de abril de 2011

Duarte Silva Faleceu Hoje

António Duarte Silva (Figueira da Foz, 5 de maio de 1941 - França, 1 de abril de 2011) foi um político português. Ocupou diversos cargos em governos portugueses.


Funções governamentais exercidas
XII Governo Constitucional

  • Ministro da Agricultura
  • Ministro do Mar

Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

António Duarte Silva nasceu na Freguesia de São Julião, concelho da Figueira da Foz a 5 de Maio de 1941. Licenciado em Engenharia Mecânica pelo "Instituto Superior Técnico" da Universidade Técnica de Lisboa em 1966 e pós-graduado em Mecânica Aplicada pelo Imperial College em 1970. Exerceu o cargo de Assistente do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, 1967 a 1979 acumulando a docência na Academia Militar entre 1974 a 1979.

Em 1984 é nomeado Presidente do Conselho de Administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo SA.
Cavaco Silva nomeia-o Ministro da Agricultura e Ministro do Mar no 12º Governo Constitucional, ocupando essas funções entre 1994 e 1995. Nessa qualidade e nos derradeiros dias do último Governo de Cavaco Silva, Duarte Silva deu luz verde para o corte de 11 por cento da área de montado da Herdade da Vargem Fresca, em Benavente de forma a viabilizar a construção de um empreendimento turístico em terrenos adquiridos pelo Grupo Espírito Santo. Poucos meses depois, com o Governo PS já empossado, esta autorização foi revogada pelo novo titular da pasta da Agricultura, Gomes da Silva, quando uma parte dos sobreiros já havia sido cortada.

Câmara Municipal da Figueira da Foz
Entre 1998 e 2001 assume a Presidência da Assembleia Municipal da Figueira da Foz pelo PSD. Em 2002 candidata-se às eleições autárquicas locais, sendo eleito Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz com o apoio do PSD. Sucede a Santana Lopes (PSD) no cargo. Após quatro anos de mandato candidata-se novamente pelo PSD tendo como lema "Eu Cumpro". É eleito para um segundo mandato a 9 de Outubro de 2005 , nas Eleições Autárquicas, obtendo 15.428 votos. A Câmara Municipal da Figueira da Foz durante os mandatos de Duarte Silva endividou-se, e Segundo o Anuário Financeiro dos Municípios apresenta uma liquidez negativa de 30,5 milhões de euros, a quarta maior do país no final de 2007.
Em Maio de 2008 é constituído arguido pela Polícia Judiciária de Coimbra por alegada prática dos crimes de participação económica em negócio, prevaricação e abuso de poder. O motivo para a acção judicial: a venda de dois terrenos camarários para a construção de um apartotel na ponte do Galante "e os sucessivos aumentos de quatro para 16 pisos do edifício". Outros processos judiciais envolvem a equipa municipal liderada por Duarte Silva: são também arguidos dois técnicos do Urbanismo e dois Vereadores do Executivo, Paulo Pereira Coelho.  No início de 2009 o PSD indica Duarte Silva como candidato à Câmara Municipal da Figueira da Foz.As eleições locais realizadas a 11.10.2009 ditam a derrota de Duarte Silva, obtendo 29% dos votos expressos e perdendo a maioria na Câmara Municipal da Figueira da Foz.

Fonte : Wikipedia

Sem comentários:

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Copyright © 2008 Blog dos Carvalhais [TM]. All Rights Reserved