domingo, 8 de abril de 2012

Sub-19 qualificam-se para o Europeu


Selecção Nacional Feminina Sub-19 festeja o apuramento para o Euro 2012
Selecção Nacional Feminina Sub-19 festeja o apuramento para o Euro 2012 (©FPARAISO)
Estamos no Europeu!
Quinta-Feira , 05 Abril 2012

A Selecção Nacional Feminina Sub-19 fez história! O Futebol Feminino Português está pela primeira vez na fase final de um Campeonato da Europa! Portugal venceu, esta quinta-feira, a Bélgica, por 2-1, e conquistou o primeiro lugar do Grupo 1 de apuramento.
A jogar contra o vento durante a primeira parte, a Equipa das Quinas optou por uma toada de maior contenção, perante uma Bélgica mais dominadora, mas, nem assim, mais perigosa. Os lances de golo andaram arredados das duas balizas ao longo dos primeiros 45 minutos, com os dois conjuntos a encaixarem um no outro e os despiques a ocorrerem sobretudo no meio-campo.

Aos 21 minutos, Portugal colocou-se em vantagem no marcador, por intermédio de Vanessa Malho. A ponta-de-lança lusa voltou a mostrar toda a sua persistência e frieza a finalizar, recebendo uma bola no meio-campo, entre defesas belgas, e a iniciar uma impressionante corrida que só terminou no frente-a-frente com Chloé Bellavia. E aí, a internacional portuguesa não deu hipóteses.

O golo galvanizou a nossa Selecção, que passou a controlar da melhor forma o encontro. As belgas não encontravam forma de entrar no último terço do terreno e Portugal ia respondendo em contra-ataque. Até que já perto do intervalo, as belgas foram premiadas num lance de felicidade de Annelies Van Loock que, com um remate cruzado – e beneficiando do vento – fez o tento do empate.

O intervalo chegou com o empate que, somado ao 1-0 com que a República Checa ia batendo a Noruega, na Tocha, colocava lusas e belgas fora do Europeu.


Fez-se história!
Portugal entrou “com tudo” para a etapa complementar. As comandadas de José Paisana pegaram no comando das operações e Filipa Rodrigues (50’) esteve muito perto de fazer o 2-1. Na sequência de um pontapé de canto a defesa central lusa desferiu um forte remate que saiu a milímetros do travessão adversário.

Inverteram-se, então, os papéis, com a Bélgica claramente recuada, a tentar sair com rapidez em contra-golpes e Portugal a dar tudo para chegar ao golo. Aos 64 minutos, Mélissa Gomes, primeiro, e Filipa Rodrigues, depois, viram a defensiva belga evitar o golo em cima da linha.

Da Tocha vinham notícias da reviravolta no marcador, com a Noruega a bater as checas por 2-1. A nossa Selecção estava a um golo do apuramento para o Europeu e até a central Filipa Rodrigues foi chamada à frente de ataque.

Até final os nervos estavam à flor da pele. Até que aos 90 minutos, deu-se a explosão de alegria no José Bento Pessoa. Livre apontado por Tatiana Pinto e Mónica Mendes a cabecear para o fundo da baliza. Portugal está na fase final do Europeu de 2012!


Ficha de Jogo
3ª Jornada do Grupo 1 de qualificação para o Campeonato da Europa Sub-19 de 2012.
Estádio Municipal José Bento Pessoa (Figueira da Foz).


Árbitra: Dilan Deniz Gökcek (Turquia).
Árbitras Assistentes: Sibel Yamac (Turquia) e Belinda Brem (Suíça).
4ª Árbitra: Simona Ghisletta (Suíça).

PORTUGAL 2-1 BÉLGICA (1-1, ao intervalo).

PORTUGAL: Bárbara Santos, Matilde Fidalgo, Mónica Mendes, Filipa Rodrigues, Cláudia Teixeira; Tatiana Pinto, Rita Fontemanha (cap.) (Mariane Amaro, 60’), Joana Carneiro (Stefanie Barcelos, 76’); Micas (Diana Silva, 86’), Vanessa Malho e Mélissa Gomes.
Suplentes não utilizadas
: Daniela Pereira, Jéssica Silva, Carolina Silva e oana Marchão.
Treinador: José Paisana.
Golos: Vanessa Malho (21’) e Mónica Mendes (90').
Disciplina: Nada a assinalar.

BÉLGICA
: Chloé Bellavia, maurane Marinuccia, Van Kerkhoven, Van Gysel, De Koker; Laura Deneve, Maria-Laura Aga, Anais Renier (Kimberly Verbist, 69’); Ellen Charlier (Tine Schrijvers, 46’), Van Den Abbeele (Anne Muni, 46’) e Van Loock.
Suplentes não utlizadas
: Anke Langeraert, Celine Verdonck, Vritt Van Hamel e Annemie Liefhooghe.
Treinador
: Jean-Marie Greven.
Golos
: Van Loock (40’).
Disciplina
: Nada a assinalar.


Fonte: Federação Portuguesa de Futebol

Sem comentários:

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Copyright © 2008 Blog dos Carvalhais [TM]. All Rights Reserved