terça-feira, 3 de julho de 2012

Fernando Rocha - Dia 20 de Julho nos Carvalhais


FERNANDO ROCHA

A 2 de Julho de 1975, nasce FERNANDO Alberto Pinto Pereira Alves da ROCHA, no Hospital São João, no Porto. Desde sempre foi uma criança divertida e traquinas, e o seu dom para contar anedotas nasceu logo nos seus tempos de miúdo, onde, nos jantares de família, divertia todos os seus familiares a contar anedotas.

No ano 2000 surge no canal de televisão TVI, o programa “Ri-te Ri-te”, um concurso para contadores de anedotas. O Fernando era nesta altura electricista de construção civil, casado há pouco tempo e com um filho a caminho. Apresenta-se a concurso e vai ganhando as diversas eliminatórias, até que chega à final e sagra-se o vencedor absoluto do programa.

Depois destas peripécias televisivas, Fernando Rocha arranja um emprego melhor e vai trabalhar para a empresa EMF da CP. Aí conhece um colega que o convida para actuar no bar do seu filho, na Praia da Madalena (em Gaia), o Bar Tic-Tac. A experiência é um sucesso enorme, com casa cheia, todas as quintas-feiras à noite. Por força desse mesmo sucesso, é gravado um CD ao vivo com a actuação do Fernando Rocha no Bar Tic-Tac. O disco é um fenómeno de popularidade e do nada, rapidamente atinge as 10.000 mil cópias vendidas.

Por força destas vendas e muito mais através de pirataria, sobretudo dos estudantes universitários, Fernando Rocha fica cada vez mais conhecido pelo seu talento e humor.

Quando em Janeiro de 2003, o canal de televisão SIC, estreia o programa “Levanta-te e Ri”, convida Fernando Rocha para encerrar o programa. O sucesso foi tal, que a estação propõe imediatamente ao Fernando, a assinatura de um contrato de exclusividade com a SIC.

Gravou 7 (sete) CD’s, sendo o último “CD-007 Portugal a Rir (Em Tempo de Crise) Ao Vivo no Teatro Sá da Bandeira Porto” e 3 (três) DVD’s, com especial destaque para o último, “Anedotas de Fernando Rocha Ao Vivo no Teatro Sá da Bandeira – Portugal a Rir (Em Tempo de Crise)”, ambos lançados em 2009 pela editora Espacial. Todos estes trabalhos obtiveram grande sucesso, atingindo os mais altos galardões: disco de prata, ouro, platina e tripla platina.

Apesar da sua juventude em 2006 foi lançado um livro biográfico “A Minha Vida Numa Anedota”, escrito pela jornalista Natacha Lima Reis e editada pela Prime Books.

Participou em diversos programas televisivos, tais como Levanta-te e Ri, Ou Bai Ou Rocha, Sic10Horas, Herman Sic, Às 2 por 3, Maré Alta, Êxtase, 5 Estrelas, Malucos do Riso, Fátima, Contacto, galas especiais, musicais, de Natal e Fim de Ano, e muitos, muitos outros programas, como humorista e actor. Como apresentador deu a cara pelo programa diário e em directo “A Ganhar É Que A Gente Se Entende”.

Deu voz à série de desenhos animados para televisão “Maduro Tinto” (SIC) e à curta-metragem de animação em 3D “História de Um Caramelo”.

Foi actor, com uma participação especial – fez de Faísca (um traficante de armas) – no filme português “Balas e Bolinhos II – O Regresso”, do realizador Luís Ismael.

Em 2009 para a estação de televisão Porto Canal, foi autor e apresentador de “ZUMBA NA B’JEKA”, um show semanal, que para além de conter stand-up comedy, foi protagonista das rubricas “FREDO” (curtas-metragens mudas) e “OS CROMAS”. Para a mesma estação foi ainda protagonista do especial “Um Conto de Natal” gravado no Teatro Sá da Bandeira.

Actualmente apresenta diariamente a rubrica radiofónica “A Voz do Povo” (crónicas humorísticas), na estação NFM (frequência 89.2) e está a tirar o Curso Superior de Teatro e Representação na ESAP – Escola Superior Artística do Porto.

Paralelamente a tudo isto, continua a actuar regularmente por Portugal com 2 (dois) tipos de espectáculos humorísticos: Show de Anedotas / Stand-Up e a Peça Teatral Humorística “AMEJOAS À BUJOM PATO”. Percorre o país inteiro de norte a sul, do interior ao litoral e as ilhas da Madeira e Açores. O Fernando Rocha tem um carinho muito especial pelas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, tendo já actuado na África do Sul, Alemanha, Andorra, Angola, Bélgica, Canadá, Córsega, Estados Unidos da América, França, Inglaterra, Luxemburgo, Moçambique, Mónaco, Suíça e Venezuela.

Em 2010 prepara-se para visitar novos países e continuar a divertir o seu público, que ele tanto adora e muito o tem apoiado.

CDs:
  • Anedotas de Fernando Rocha – Portugal a Rir (Em Tempo de Crise) – Vol. 7 – Ao Vivo no Teatro Sá da Bandeira (2009) Espacial
  • Pack Triplo Re-edição (com os primeiros 3 CDs) – Vol. 1, 2 e 3 – (2007) Espacial
  • Anedotas de Fernando Rocha Ao Vivo Teatro Sá da Bandeira – Portugal a Rir 6 (2006) Espacial
  • Anedotas de Fernando Rocha Ao Vivo – Portugal a Rir 5 – Licença para Rir (2005) Espacial
  • Anedotas de Fernando Rocha Ao Vivo – Portugal a Rir 4 (2004) Espacial
  • Anedotas de Fernando Rocha Ao Vivo – Portugal a Rir 3 (2003) Espacial
  • Anedotas do Fernando Rocha Ao Vivo – Portugal a Rir 2 – O Regresso da Matubina (2002) Edisco
  • Anedotas do Fernando Rocha Ao Vivo – Portugal a Rir (2001) Edisco

DVDs:
  • Anedotas de Fernando Rocha Ao Vivo no Teatro Sá da Bandeira – Portugal a Rir (Em Tempo de Crise) (2009) Espacial
  • Fernando Rocha Ao Vivo no Coliseu do Porto – (2004) Som Livre / Espacial
  • Fernando Rocha – Portugal a Rir! – (2003) Espacial
  • Balas & Bolinhos II – O Regresso (participação especial de Fernando Rocha como actor), filme português, realizador Luís Ismael – (2005) Lusomundo
  • Levanta-te e Ri – Os Melhores Momentos – (2003) – SIC / Som Livre

Livro:
  • Fernando Rocha – A Minha Vida Numa Anedota, por Natacha Lima Reis (2006) Prime Books

Sem comentários:

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Copyright © 2008 Blog dos Carvalhais [TM]. All Rights Reserved