terça-feira, 25 de março de 2014

“Cantar às Almas” marcam arranque das Festas Lavoenses 2014



Foi apresentado ontem, ao final tarde, na Junta de Freguesia de Lavos, o programa das Festas da Comunidade Lavoense para 2014 que, este ano, se vão repartir por sete iniciativas em lugares diferentes.
O êxito alcançado pelas seis anteriores edições “é a maior motivação” para prosseguir com a iniciativa, disse José Elísio, presidente da junta de freguesia de Lavos, ladeado por Alberto Ferreira e Sandra Mesquita, que apresentaram o programa que se inicia já em Abril, com o “Cantar das Almas Santas” que há mais de 55 anos não se fazia e que vai acontecer nos dias 2, 3, 4 e 5 só nos lugares de Outeiro e Franco, mas no dia 5 será celebrada na Igreja Matriz, pelas 18h00, uma missa por intenção das Almas falecidas e para entrega de eventuais donativos.
A Corrida de Carretas será no Bizorreiro, a 27 de Abril, integrada nas Festas de S. Jorge, enquanto a 27 de Julho, nos Carvalhais, também integrado nas festas da Senhora da Luz, vai realizar-se o “Roteiro das Fontes e Lavadouros” (Fonte do Barroco, Largo do Poço, Fonte dos Telheiros, Fonte das Ruas e Fonte da Lagoa), fazendo-se em cada uma um quadro vivo tradicional, que finalizará com um almoço convívio (cada um leva o seu farnel).
O Dia da Cultura Lavoense está agendado para 3 de Agosto, em Santa Luzia, no Sport Clube de Lavos, a partir das 15h00 e aberto a todos os grupos da freguesia que queiram associar-se, incluindo um desfile e atuação dos mesmos.
Entre 8 e 16 de Novembro, nos Armazéns de Lavos, realiza-se o 7.º Festival das Enguias, que vai contar com muita animação (Folclore, Concertinas, Grupos de Cantares, bombos, gaiteiros, fados, baile e algumas surpresas), tudo com o objetivo de valorizar este certame gastronómico.
O último evento está marcado para Dezembro, em data a anunciar, vai ter lugar na Casa do Povo de Lavos, com a representação da comédia “A birra do morto”, a representar por um grupo formado com “prata da casa”
Segundo explicou José Elísio, estas festas estão orçadas em 17.300 euros, e prometem “continuar a unir os lavoenses por uma freguesia ainda melhor”

José Santos (texto e foto)

Sem comentários:

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Copyright © 2008 Blog dos Carvalhais [TM]. All Rights Reserved