terça-feira, 20 de maio de 2014

Encontro de Bandas Filarmónicas

Realiza-se no dia 24 de Maio 2014 , o  Encontro de Bandas Filarmónicas  da Sociedade Artistica Musical Carvalhense . Evento intregrado nas comemorações dos 127º aniversário que contará na presente edição com a participação da  Sociedade Recreativa Musical Trafariense, da Sociedade Filarmónica de Covões  e da Banda anfitriã, a Banda Sociedade Artistica Musical Carvalhense. Do programa destaca-se:



Trafaria foi uma freguesia portuguesa do concelho de Almada, com 5,73 km² de área e 5 696 habitantes (2011). Densidade: 994,1 hab/km².
Foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada à freguesia de Caparica para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Caparica e Trafaria com sede em Caparica.1
A Trafaria fica localizada na margem esquerda do rio Tejo entre o Bico da Calha e o Portinho da Costa. Na Cova do Vapor (uma localidade com casas em madeira, a maioria utilizada como segunda habitação.) dá-se o encontro do rio Tejo com o Oceano Atlântico. Aos habitantes da Trafaria dá-se o nome de trafarienses.


A Sociedade Recreativa Musical Trafariense foi fundada em 8 de Maio de 1900, por um grupo de Trafarienses oriundos das famílias mais antigas e respeitáveis, amigos da sua terra e algumas pessoas aqui radicadas de certo prestígio e influência social.


Covões é uma povoação rural muito antiga e sede de freguesia, tendo outrora sido vila e sede de concelho (ou seja o lugar de Monte Arcado  - entre 1514 e 1835)  .
Covões, no centro de Portugal plantado, fica a meio da região da Bairrada e da Gândara onde a principal actividade ou meio de subsistência das populações é a agricultura. Situa-se a 12 Km da vila de Mira e sede de concelho do mesmo nome e a 10 Km da cidade de Cantanhede, a qual concelho pertence.


Sociedade Filarmónica de Covões Fundada em 1868, a Filarmónica de Covões, uma das mais antigas no activo, é a associação cultural e artística do Concelho de Cantanhede com mais anos de existência. Foi na manhã de dia 13 de Junho daquele ano que um grupo de jovens liderado por Manoel Francisco Miraldo fez pela primeira vez o acompanhamento musical da missa e procissão em honra de Santo António, padroeiro de Covões, com forte tradição de romaria em toda a região.




Sem comentários:

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Coloque o seu email, aqui, e terá as actualizações do Blog no seu email

Copyright © 2008 Blog dos Carvalhais [TM]. All Rights Reserved