segunda-feira, 2 de junho de 2014

APRESENTAÇÃO DAS FESTAS DA CIDADE 2014

45 MIL EUROS É O ORÇAMENTO PARA O SÃO JOÃO
4 MARCHAS A CONCURSO E DUAS CONVIDADAS
APOIO ÀS MARCHAS É DE 3 MIL EUROS PARA CADA
São João da Figueira da Foz - o programa completo
A Câmara Municipal da Figueira da Foz apresentou hoje o programa das Festas da Cidade / São João 2014 da Figueira da Foz, que decorre de 05 de junho a 07 de julho, passando por momentos gastronómicos, religiosos, populares e de muita animação.
As festividades têm início a 05 de junho, com a tradicional Festa da Sardinha do Coliseu, realizada em parceria com a Associação Malta do Viso e o Coliseu Figueirense. O menu é simples mas dos mais apreciados: caldo verde, sardinha assada e broa. A Festa decorre até dia 07 de junho, das 19H00 às 23H00.
Entre os dias 12 de junho a 06 de julho, no Parque de Estacionamento da Av. de Espanha, estará instalada a Feira de São João com diversos equipamentos de diversão desde os carrosséis, carrinhos de choque, jogos de habilidade e tiro ao alvo, às farturas e artigos regionais.
O programa continua no dia 23 de junho, com a Noite de São João, o ponto alto da animação das Festas da Cidade, que enche de tradição todos os cantos e recantos da Figueira da Foz. Esta noite começa com o 1º desfile das Marchas Populares, pelas 22H00, na Av. 25 de Abril. A abrir o desfile vem a Imperial Neptuna Académica – Tuna da Cidade da Figueira da Foz, seguida da participação especial da Marcha convidada da Barqueira, seguem-se a concurso 04 Marchas: Paróquia de Tavarede, Sociedade Filarmónica Paionense, São Pedro - Cova Gala, e Quiaios Clube. Encerra este desfile a Marcha convidada de Ribeira de Frades. Num total aproximado de 400 participantes.
Após o desfile das Marchas Populares tem lugar o espetáculo piromusical, com a duração de 10 minutos o qual será lançado da praia do Molhe Norte. A animação continua pela noite dentro com o Arraial Popular na Rua de São Lourenço com a Banda Chic; animação na praia com vários Djs convidados e as quentes fogueiras de São João. Já bem perto do nascer do dia realiza-se o Banho Santo.
No dia 24 de Junho realiza-se a cerimónia de entrega de Distinções Honoríficas, pelas 11H30 horas no pequeno auditório do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz (CAE).
Pelas 16H00 têm início as cerimónias religiosas com a celebração da Missa Solene, na Igreja Matriz, seguida da Procissão e a Bênção de Mar junto à Praça da Europa, com sessão de encerramento pela Imperial Neptuna Académica - Tuna da Cidade da Figueira da Foz.
Pelas 22H00 realiza-se o 2º desfile das Marchas Populares no Coliseu Figueirense, onde são apuradas as classificações gerais das Marchas a Concurso. A encerrar o desfile há mais um momento de animação com a Bruna Tuna Universitária da Figueira da Foz. O preço do bilhete é de €3,00 e a entrada é gratuita até aos 12 anos.
A Feira das Freguesias, que reúne os pratos mais típicos das 14 freguesias do concelho, acontece no pavilhão multiusos instalado no Parque de Estacionamento da Av. de Espanha. Como na edição anterior, o certame divide-se em 2 momentos:
»» 26 a 30 de junho estão presentes as freguesias de: Alhadas / Bom Sucesso / Buarcos / Ferreira Nova / Maiorca / Marinha das Ondas / Tavarede.
»» 01 e 02 de julho a Feira encerra para mudança de freguesias
»» 03 a 07 de julho estão presentes as freguesias de: Alqueidão / Lavos / Moinhos Gândara / Paião / Quiaios / São Pedro / Vila Verde.
A animação é oriunda de cada uma das freguesias, desde ranchos, a filarmónicas, passando pelos grupos de dança e grupos etnográficos. A Feira das Freguesias está aberta ao público das 19H00 às 01H00.
O presidente da autarquia, João Ataíde, concluiu a apresentação sublinhando que “as Festas da Cidade são um momento alto para o nosso concelho pois, apresentamos aquilo que temos de mais genuíno e de mais tradicional. Com as Festas de S. João inicia-se também uma programação de Verão bastante diversificada. Este ano teremos inúmeros eventos culturais, musicais e desportivos que vão continuar a fazer da Figueira da Foz um destino turístico de referência no nosso país.”
Texto: Informação Foz Do Mondego Rádio

Sem comentários:

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Copyright © 2008 Blog dos Carvalhais [TM]. All Rights Reserved