sábado, 8 de novembro de 2014

Festival das Enguias nos Armazéns de Lavos,

Vai iniciar-se no sábado (dia 08) a 7.ª edição do Festival das Enguias de Lavos, que decorrerá até 16 de Novembro, nos Armazéns de Lavos, nos restaurantes “Casa Marquinhas” e “O Grazina”.

Esta é uma tradição gastronómica há muito arreigada naquela localidade, por se tratar do sítio onde, desde o século XIX se faziam os leilões públicos das enguias, e que agora é recordada através do Festival das Enguias, iniciativa integrada nas Festa da Comunidade Lavoense, com o apoio da Junta de Freguesia de Lavos e da Câmara Municipal da Figueira da Foz
“As enguias são uma marca da freguesia de Lavos”, diz José Elísio, presidente da Junta de Freguesia, salientando que “é uma das especialidades que traz gente de todo o país e de muitos locais da Europa a Lavos, para saborear este petisco”. “Esta é uma das razões porque temos de apoiar a iniciativa, dado que, assim, também estamos a promover e divulgar um produto genuíno e nosso”, sublinha o autarca.
Durante os nove dias de festival em que as enguias são a principal razão do evento, a zona histórica dos Armazéns de Lavos continua à descoberta de todos os interessados, através da exploração da Rota das Salinas, ou de uma visita ao Eco-Museu do Sal.
No decorrer do festival há, também, muita animação musical, com ranchos folclóricos, grupos de cantares, de dança, de bombos, de gaiteiros e concertinas, uma noite de fados, um baile e outras novidades.
O arranque da iniciativa está marcado para as 11h00 de sábado, com a tradicional venda de peixe e a animação pelo grupo de concertinas Michel Neves. A partir das 20h30 actuará o Duo São Pedro, com fados e variedades.
Em cada dia do certame haverá sempre uma oferta surpresa, que pode ir da sobremesa à ginjinha, enguias doces, castanhas, etc.
Quanto ao programa de animação, no dia 09 (domingo) actuará o Rancho Folclórico de S. Martinho do Bispo e o Grupo Musical Taboeira. Na segunda-feira, dia 10, será a vez do Grupo de Gaiteiros “Ronca e Rasga”, e na terça-feira, dia 11, do Grupo “Cantares do meu canto”.
No dia 12 (quarta-feira) actuará o Grupo de Dança de Lavos “Kolour Dance, no dia 13 (quinta-feira), o Grupo de Cantares “Sol e Vento” e no dia 14 (sexta-feira), o Grupo de Concertinas da Lousã e os Bumbos Casal da Madalena.
No último fim-de-semana do Festival das Enguias a animação estará a cargo do Grupo “Os Gaiteiros da Alegria”, do Rancho Pauliteiros da Serra da Boa Viagem, do Grupo de Gaiteiros “Boinas Verdes” e do teclista Artur João, no sábado, dia 15, enquanto que no domingo, dia 16, actuarão o Rancho da Borda do Campo e o Rancho Folclórico e Etnográfico de Lavos.

campeaoprovincias.

Sem comentários:

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Coloque o seu email, aqui, e terá as actualizações do Blog no seu email

Copyright © 2008 Blog dos Carvalhais [TM]. All Rights Reserved