quarta-feira, 20 de maio de 2009

A carreta



Esta Carreta faz parte da História dos Carvalhais... porque será que está neste local e não nos Carvalhais.

Carvalhenses o que dizem sobre este abandono da carreta?

Dêem a sua opinião, aqui no blog

28 comentários:

Anónimo disse...

COMO AS COISAS MUDÃO!!!HÁ QUEM DIGA QUE RECORDAR É VIVER,MAS QUANDO SE OLHA PARA ESTAS FOTOS DESTA MÁQUINA DOS TEMPOS E A VÊ NESTA DEGRADAÇÃO,QUASE TUTAL ,FICA TRISTE;E COM RECORDAÇÕES DE TANTOS/AS,ILUSTRES CARVALHENSES,QUE NELA FORAM TRANSPORTADOS ATÉ À SUA ÚLTIMA MORADA,"QUE DEUS OS TENHA EM PAZ"
APELO AO BOM SENSO DE QUEM DE DIREITO.

O Espírito da Revolta disse...

A carreta está onde está porque foi necessário mandar abaixo a sua residência para construir a morada de um carvalhense. Se não fosse isso provavelmente ainda estaria na nossa terra, não querendo dizer que estivesse em melhor estado de conservação! Mas deixá-la ao abandono e à podridão do bicho do caruncho e das amarguras do tempo não tem desculpa e é da responsabilidade dos políticos da nossa freguesia.

Carvalhenses, uni-vos e vamos trazer a carreta para a nossa terra novamente! Vamos dar um pouco de todos nós e dar-lhe uma vida nova. Vamos encontrar um sitio digno para a colocar! Vamos revoltar-nos e fazer a mudança necessária...

Temos um Coreto também deixado ao abandono e onde só as moscas repousam para ouvir as melodias da Filármonica! Com o tratamento adequado deste icone dos tempos passados e da nossa tradições julgo que poderia ser um local mais que indicado para a sua exposição (pelo menos ficaria debaixo de telha...)!

Vamos erguer mais um símbolo da nossa terra!!! A CARRETA mais do que alguém é NOSSA...

Carvalhenses, vamos à luta! Revoltai-vos, ergui-vos e lutai pelo que é vosso...

Anónimo disse...

Quando foi construída a casa do Carvalhense em questão.
Devia-se ter lado uma solução á carreta..
Estar no local que ela está não foi de certo a melhor solução.

Anónimo disse...

A câmara podia comprar um bocado de terreno no quintal do Miguel.. e fazer um edifício ao lado da casa do Rui Jordão..
Assim, se mantia a carreta no mesmo local...
Acho que não ia ser muito dinheiro ( o Miguel até podia doar uns metros quadrados) e a junta fazia o resto.

Anónimo disse...

Todos sabemos que o pais esta em crise.... e,embora naoe esteja dentro do sistema politico do nosso pais, acho que as juntas de freguesia devem ser as 1ªs a ver os seus orçamentos diminuidos. Ora como qualquer obra tem de ter licenças, e aprovamentos por parte de diversas entidades, sinceramente acho que a junta tem trabalhos bem mais importantes onde gastar o dinheiro e o tempo !

Anónimo disse...

Todos sabemos que o pais esta em crise.... e,embora naoe esteja dentro do sistema politico do nosso pais, acho que as juntas de freguesia devem ser as 1ªs a ver os seus orçamentos diminuidos. Ora como qualquer obra tem de ter licenças, e aprovamentos por parte de diversas entidades, sinceramente acho que a junta tem trabalhos bem mais importantes onde gastar o dinheiro e o tempo !

O Espírito da Revolta disse...

Pois claro,

"A Câmara podia comprar..."
"O Miguel podia doar..."
"Não ia ser muito dinheiro..."

MAS CONTINUAMOS EM FAZER NADA!

E é por atitudes como a do Sr. anónimo, e por estarmos à espera da Câmara, do Miguel, do dinheiro, do Zé, do Joaquim, da Rosa Amélia, do Gambuzino e do Pai Natal que tudo está como está e vai continuar!!!

Se assim é, pelo menos não se queixem, que cheio de boas intenções está o céu cheio (algumas até certamente transportadas pela triste carreta em causa)...

Anónimo disse...

CARRETA
Foste o transporte mais importante
da tua época,deverias ser tratada com o respeito a que tens direito.
Tens associado á tua existência um historial, que deveria ser pesquizado e acompanhar-te, até á tua última morada, na tua terra, o lugar que te viu nascer.
Parabéns pela vossa iniciativa.

Anónimo disse...

A junta coisas mais importantes?

Até pergunto aqui o que a junta fez nos Carvalhais em quatro anos... Além de roçar as valetas e colocar iluminação nova ( se é que foi a junta)

Estava prometido uma asfaltar a estrada que liga Carvalhais ás regalheiras pelo Lar e não vi lá alcatrão nenhum...

Se a carreta merece estar nos Carvalhais, porque é está onde está..
A estragar-se toda.
Que solução foi esta?

Anónimo disse...

A junta não fez nada... se têm passeios foi porque o senhor(a) anonimo decidiu por certamente ! Uma parte da fonte do barroco foi remodelada, de certeza que o senhor anonimo tambem foi o responsavel ! E, alem disso, a Freguesia de Lavos não é so os carvalhais ! O tal roçar de valetas já não é nada mau. Já vi muitas alturas em que nem as valetas estavam roçadas!

Anónimo disse...

Esse alcatroar de estrada que fala, não depende só da junta, depende dos donos das terras por vizinhas á estrada.... tente inteirar se se relamente tentaram fazer e se não foi feito de quem foi a culpa, antes de falar.

Anónimo disse...

Já que sabe tanto.. Quando foram construídos os passeios nos Carvalhais?

Anónimo disse...

Grande apontamento dos administradores do blog.. A carreta... grande momumento.. faz parte da historia...

Deixo aqui, também, as minhas saudaçoes para os administradores do blog.. e acho que eles merecem que os visitantes deste blog... que são muitos, comentem todos os posts...

O Espírito da Revolta disse...

Falar é fácil e todo o mundo dá à língua... e agir?

De que interessa quando construíram os passeios, o que interessa é que estão construídos!

Para é que queremos uma estrada alcatroada desde a fonte dos telheiros para o viso? Para termos mais uma estrada onde construir passeios e onde tapar os buracos? É preciso alcatroar a estrada para ir ao vosso pinhal? Já agora que se coloque alcatrão no meu corredor para eu ir à casa de banho e se sobrar um pouco façam um passeiozinho de alcatrão para ir dar de comer às galinhas... É pedir muito? Que mania dos alcatrões... Sbem quanto é que custa alcatroar uma estrada? Dá para matar a fome a muita gentinha. Ainda há 30 anos só as estradas principais é que estavam alcatroadas, agora já se vai de patins até à fonte da lagoa e ainda se queixam? Facilmente se esquece o passado...

O que está aqui em causa é a carreta que antes de ser de alguém (ou de ninguém) é NOSSA e se pode estar em algum lugar nas condições que está melhor estaria na nossa terra... VAMOS AGIR ANTES QUE A ENCONTREMOS EM NENHUM LUGAR! Deixemo-nos dessas mesquinhices e politiquices que só servem para nos dividir e destruir tudo de bom que existe entre nós (ou o que ainda resta)!

Anónimo disse...

Então Sr. ou Sra. "O Espírito da Revolta" qual é a sua solução... ou melhor o seu projecto para a carreta.

Os visitantes deste blog anseiam por esse projecto seu..
Diga-nos...

rascão manuel disse...

Em resposta ao segundo comentário
O ESPÍRITO DE REVOLTA DISSE...
Quero louvar e aploudir com palma,
o Carvalhense que fez este comentário.
É no minimo estar a brincar com os Carvalhenses.

Anónimo disse...

A minha sugetão é que deveria ser restaurada e considerada como peça de museu.
Incluida no sitio da construção da nova casa Murtuária.

O Espírito da Revolta disse...

Em resposta ao anónimo de 21/05/2009, queira ler os comentários anteriores antes de nos presentear com comentários despropositados e completamente desnecessários que em nada contribuem, quer para a salvação da carreta, quer para a discussão neste blog. São atitudes como estas, carregadas de destruição de todos os bons frutos que da nossa união poderão amadurecer...

Queira reparar no meu primeiro comentário onde, ainda que não transparentemente escrito (ou pelo menos em texto directo como os demais desejariam) o seguinte:

1. "Vamos dar um pouco de todos nós e dar-lhe uma vida nova. Vamos encontrar um sitio digno para a colocar!"Tradução: Vamos juntar-nos para restaurar a carroça mortuária!

2. "Temos um Coreto também deixado ao abandono e onde só as moscas repousam para ouvir as melodias da Filármonica! Com o tratamento adequado deste icone dos tempos passados e da nossa tradições julgo que poderia ser um local mais que indicado para a sua exposição (pelo menos ficaria debaixo de telha...)!"Tradução: Com um bom restauro podia-mos pôr a carreta em exposição no coreto que está ás moscas (se as dimensões permitirem, claro!) e tornaria-se talvez num belo monumento em frente à igreja. Uma espécie de museu ao ar livre, se me faço entender... Com uma boa reparação e tratamentos adequados podia bem ficar no coreto que, pelo menos não apanha chuva como hoje em dia e todos podemos contemplar!

3. "Vamos erguer mais um símbolo da nossa terra!!!A CARRETA mais do que alguém é NOSSA...Tradução: É preciso dizer mais alguma coisa ou fazer um desenho? Já alguém apresentou um projecto com principio meio e fim à semelhança deste? Sr. Anónimo porque não começa o sr. em vez de perder tempo com comentários inapropriados?

Muito obrigado sr. Rascão pelo apoio demonstrado.

Uma pergunta a todos em geral: de quem é afinal a carreta? É da junta, dos Carvalhais ou é nossa?

Leitão disse...

Gosto cada vez mais deste blog, não só para mostrar a beleza da nossa terra, como também para retratar alguns dos problemas que cá existem.
Em relação há carreta é algo que marcou a minha infância e de muitos outros da minha idade, como também todos os outros antes de nós.
E gosto de ver que existem mais pessoas que pensam como eu, especialmente os senhores/senhoras anónimos(que por vezes torna-se dificil perceber se é uma ou várias pessoas) e o O Espírito da Revolta. Se falam com sinceridade e invocam o tao mui nobre espirito carvalhense, porque se escondem atras do anonimato? soluçoes existem e nao sao culpar os outros ou invocar o passado.
Se bem se lembram de como esta carreta surgiu, o mesmo se podia fazer agora. E ai sim, veria-se o verdadeiro espirito carvalhense, que foi estragado devido as politiquices e interesses.

António Cléto disse...

Ao lêr os comentários expostos vê-se logo nas entrelinhas,qual a sua urigem;não metam politica nisto,porque contra os politicos há muita coisa a dizer.
Vamos directos ao objectivo do blog;,saúdo os comentários expostos;,mas queria salientar dois:,o primeiro e o do sr. Rascão,porque vão de encontro ao meu pensamento,sobre este assunto.
Sr.RASCÃO é claro que a sua proposta é a mais indicada,para uma reliquia como é a péça em causa,daí eu concordar com ela a 100%.

Anónimo disse...

Desculpem lá mas isto é gozar com a realidade vigente. Este post não tem qualquer sentido ou nexo. Fala-se aqui em vão e mandam-se "bitaites" sobre uma possivel restauração da carreta e até mesmo inclui-la num museu anexado á casa mortúaria. Bem... estou perplexo e ao mesmo tempo estúpido ao ler isto tudo. será que fala do conjunto de paus na foto em cima que bom era para acender o lume no inverno e que pelo estado de degradação daria para 5 minutos de lume??

Meus senhores e senhoras vamos olhar as coisas com olhos de ver...não vamos aqui andar a falar de coisas sérias como se de brincadeiras se tratassem. Todas as possbilidades de que aqui se falaram envolvem dezenas de euros para recordar o passado! eu sei que recordar é viver mas isso é um provérbio porque com esse dinheiro poder-se-ia alimentar pessoas que sem alimentação morrerão por isso esqueçamos o recordar vamos é viver pensar e no futuro.

Deixemos as filosofias irrealistas e despropositadas. Ajudemos os da nossa terra que tanto precisam de apoio!!
Será que alguma das pessoas que aqui comentou o blog já olhou para o seu vizinho e reparou que se calhar é uma pessoa que passa por dificuldades, passa refeições sem o minimo necessário. SENORES E SENHORAS NÃO PENSEM QUE NESTA TERRA NÃO EXISTE POBREZA E FOME ELA ESTÁ PERANTE OS NOSSOS OLHOS NÓS É QUE TEIMAMOS EM NÃO VER.

Sinto tristeza e pena ao ler uma discussão que não tem outro nome se não ser estúpida.

PS: já agora Sr. Leitão esclareça-me se puder/quiser em que contribuiu esta carreta na sua infancia? ajudou a destrui-la mais um pouco brincando com ela quando ela se encontrava por detrás daquelas portas verdes ao fundo quintal do Sr. miguel na antiga casa mortúaria??? cuidado com a sua resposta porque às vezes quem fala no anonimato é aquele que está mesmo ao nosso lado e sabe bem como agimos e, por não querer criar quezílias por temas sem qualquer discussão de real fundamento, não mostra a sua cara mas que no momento certo pode revelar-se e fazer acordar o pior que há em cada um de nós carvalhenses...

Anónimo disse...

olaaa!! sou um carvalhense que infelizmente vivo no extranjeiro. adoro a minha terra a minha gente e tudo o que se faz em carvalhais. este bloog e optimo para mim e suguro que para mas gente que vive fora desta linda terra. assim podemos saber tudo o que se passa, todas as actividades e acontecimentos desta tao paquena mas ao mesto tempo tao grande terra de encanto.
saludos a todos os carvalhenses desde espanha

Anónimo disse...

CARVALHENSES
Os comentários feitos pelo anónimo de 23/5/2009 pelas 02.53h,é um atentado à inteligencia,bom senso,e sentimentos dos carvalhenses de boa fé.
Leiam com atenção e tirem as vossas conclusões.
Não vou dizer mais nada, para não adjétivar,porque isso eu não faço e muito menos falar da parte final.
Quanto aos pobres;como são hábeis em desviar as atencões;merecia uma resposta que tambem não dou,mas lembro,na freguesia onde é que há uma casa para pobres.!!!

Anónimo disse...

ixto é só talisbams. cada comentariu è um atentado aos carvalhences e ao portugês. parem de olhar pó vosso imbigu.

Tiago Jordão disse...

Para responder ao Sr. anónimo do dia 25/05/09, sempre fui contra mexerem na carreta. (logo de certeza que não lhe toquei).
E sim existem coisas mais importantes que a carreta e outras coisas deste tipo, mas não se pode deixar esquecer a historia dos carvalhais, porque se fosse algo insignificante não teria tantos comentários.
A respeito de haver fome nos carvalhais, sinceramente desconhecia, mas visto que o senhor/a tem conhecimento de tal o que já fez para ajudar?
Já ajudou? Já expôs essa situação a alguém?
E não me escondo com anonimato, porque o que digo aqui é a minha opinião pessoal e sincera, logo não tenho nada a esconder nem pretendo ofender ninguem.

Anónimo disse...

Se o sr. Tiago desconhecia a existência de fome nos carvalhais realmente devia abrir os olhos...enfim nem parece que viveu toda a vida nesta terra e que conhece as pessoas que nela vivem.

Tiago Jordão disse...

Pelos vistos, nem eu nem a maior parte das pessoas com quem falei desconhecem esse problema e o senhor/a anonimo/a, com toda a sua boa vontade e espirito de ajuda de certeza que já fez algo, porque senao o fez acho estranho este seu ultimo comentario. Para acusar e criticar tem vontade, mas para fazer algo mais, ja nao tem vontade. É pena...

Anónimo disse...

olá carvalhais,tive o prazer de ler estes comentários,mas infelismente ou felismente só á um que me tocou no coracao....é o do Sr.anónimo 22 de maio de 2009 23.13....ele disse uma grande verdade que muita gente sabe mas nao quer saber....parabens a esse sr........nao há ninguem que consiga dar-lhe uma resposta.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Copyright © 2008 Blog dos Carvalhais [TM]. All Rights Reserved