João Amado Seco Lérias nasceu em Montemor-o-Velho em 27 de Fevereiro de 1937, mas desde os dois anos de idade que reside na Freguesia de Lavos, sendo esta, conforme afirma, "a sua Terra".
Após o ensino básico, frequenta a Escola Profissional de Pesca, de onde parte para a "faina" do Bacalhau nos bancos da Terra Nova e Gronelândia, a bordo do Bacalhoeiro "José Alberto".
Em 1956, a pesca do bacalhau dá lugar à pesca de arrasto, em paragens mais amenas tais como Cabo Branco e África do Sul, ao que se segue um longo percurso como Contramestre na Marinha Mercante Portuguesa e Estrangeira, de onde se reforma aos 55 anos de idade.
Acérrimo defensor da Liberdade, envolve-se activamente no 25 de Abril ao lado de João Abel Manta, Ramiro Correia, Rodrigo de Freitas e Maria de Lurdes Pintassilgo, entre outros.
Em 1992 retira-se da Política.
Em prol da "sua" Freguesia de Lavos, empenhou-se sempre na procura de melhorias, tendo estado ligado, nomeadamente, ao projecto do Centro de Dia e à construção da Casa Mortuária. Durante o ano de 2001, foi também Presidente da Direcção do Sport Clube de Lavos.
Sem comentários:
Enviar um comentário