quinta-feira, 29 de outubro de 2009

História do CRCC

CENTRO RECREATIVO CULTURAL CARVALHENSE

CARVALHAIS DE LAVOS

FIGUEIRA DA FOZ

O Centro Recreativo Cultural Carvalhense foi fundado em 1959, como tal está este ano de 2009 a celebrar o seu 50ªAniversário.

Em 1959 um grupo de 7 jovens decidiu criar uma associação, da qual a população de Carvalhais pudesse usufruir, nomeadamente nas áreas culturais, recreativas e desportivas. Puseram mãos á obra, adquiriram um terreno que depressa verificaram ser pequeno demais para as suas pretensões. Foi então adquirido um outro com maiores dimensões, no qual iniciaram a construção de um belo edifício, ainda hoje elogiado por muitos, com a ajuda da população através de cortejos de ofertas e de diversas campanhas para angariação de fundos, não tendo para tal a comparticipação de qualquer tipo de subsídios estatais ou camarários. Nesse primeiro e mais pequeno terreno foi posteriormente construído um parque infantil, ainda hoje existente, suprimindo uma das necessidades da população.

Nos seus inícios tinha como principal actividade o teatro, realizando-se algumas peças teatrais pelos amadores da população, com a censura do regime salazarista a actuar. No seu bar existia a única televisão de Carvalhais, na qual as pessoas para assistir pagavam alguns tostões.

Em 1975 foi iniciado uma das suas mais importantes actividades, o Rancho de Folclore que, hoje em dia representa a grande identidade do CRCC.

O desporto também ocupou uma fatia importante da vida desta colectividade, com a realização de provas de atletismo, equipas de futebol onze, andebol feminino, futsal, artes marciais etc. Para tal alargou o seu património com a construção de um campo de jogos na década de 80, o que permitiu a prática de diversas modalidades.

Ao longo da sua existência foram imensas as actividades e espectáculos organizados por esta colectividade, das quais referenciamos apenas algumas: bailes, rancho 1º de Maio, marchas de S. João, representações cénicas, actividades para crianças, festas de Natal, passagens de ano, aniversários, torneios de futebol, provas de atletismo, artes marciais, grupos de dança e de cantares populares, espectáculos diversos, etc.

Sendo desde sempre uma colectividade vivida pelos jovens da terra e não só, eles mesmo transformaram o sub-palco numa pequena discoteca, onde se podem divertir sem ter que se deslocar para a Figueira da Foz ou outros locais.

Mais recentemente foi criado um grupo de Dança moderna, as “VENGA DANCE”, contando já com 10 anos de existência. O seu grupo de cantares populares “CANTARES DO MEU CANTO”, também já teve o seu início em 2004.

Hoje em dia tem em permanente actividade o seu Rancho: “Rancho Etnográfico “Os Ferreiros” de Carvalhais, que conta com imensas actuações em todo o país e mais de uma dezena de participações em festivais no estrangeiro. O grupo de dança “Venga Dance”, com diversas actuações na região centro e não só. O grupo de cantares “Cantares do Meu Canto”, com actuações pelo país e com participações na “Praça da Alegria” e “Portugal no Coração” da RTP1. O seu grupo cénico, com representações pelo nosso concelho e nas jornadas de teatro amador do Lions Club da Figueira da Foz.

Informações retiradas do site do CRCC

Sem comentários:

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Copyright © 2008 Blog dos Carvalhais [TM]. All Rights Reserved