sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

125 Anos de música no coração


125 Anos de música no coração

Carvalhais, terra de ferreiros, é o berço da cultura da nossa Freguesia. Em 1758, foi considerada como a maior povoação a sul do Concelho e transporta com ela uma enorme herança musical de que todos os Lavoenses devem ter orgulho.
Desde muito cedo, dois jovens de Carvalhaes, mostravam um enorme desejo em criar uma banda filarmónica. Devido à tenra idade e às poucas possibilidades monetárias, os dois irmãos Emílio da Silva Jordão e António Maria da Silva Jordão, tentaram a sua sorte jogando na lotaria, mas sem sucesso…
Em 1883, foi criado o Grémio Carvalhense como pilar da cultura, educação e recreio, do qual faziam parte a Escola Elementar para o sexo Masculino e a Escola de Música, onde Emílio Jordão era professor.
Após 4 anos da criação do Grémio, foi então tornado realidade o sonho dos dois jovens irmãos. A 30 de Maio de 1887, foi fundada a “Sociedade de Recreio Musical Carvalhense”, cujo regetente era João Teixeira Dias. Como o dinamizador desta iniciativa ainda não era maior de idade, pois só tinha 18 anos, foi representado por seu pai, Silvestre da Silva Jordão. Como consequência desta grande criação, foi então extinto o Grémio Carvalhense, tendo sido transferido todo o seu património para a nova instituição.
A sede desta filarmónica foi construída numa parte de terreno cedido pelos pais de Emílio Jordão, local esse que ainda se mantém nos nossos dias. O edifício era composto por dois andares. O primeiro seria denominado a “Casa de Ensaio” e o rés-do-chão era uma habitação para o maestro que vinha de fora poder ensaiar até mais tarde e mais do que um dia, e ter assim onde pernoitar.
Estima-se que a primeira actuação desta banda foi a 8 de Setembro de 1888, nas festas de Nossa Senhora da Conceição na Costa de Lavos.
A passagem para o nome que conhecemos actualmente, “Sociedade Artística Musical Carvalhense”, não tem data certa. Contudo, em 1901, surgiu um primeiro ofício onde constava a nova denominação desta filarmónica.
Podemos afirmar que a S.A.M.C. sempre sobreviveu aos vários períodos de crise, principalmente na década de 60, graças à dedicação dos seus elementos, mas também graças à sede própria que sempre os acolheu. Mesmo após o falecimento do seu fundador, em 1933, esta filarmónica sempre mostrou a sua garra e força para superar obstáculos.
Já percorreu vários países levando o bom-nome da cultura musical Carvalhense a inúmeros encontros europeus, designadamente na Européade. Actuou em Espanha, Valladolid, Valéria e Zamora, em França, Rennes e Libourne, Alemanha, Luxemburgo e Dinamarca. Não esqueçamos porém, as inúmeras apresentações que esta riquíssima filarmónica tem em Portugal, e que sempre leva a alegria da Freguesia nas melodias que executa.
Em 1981, a S.A.M.C., foi presenteada com a medalha de Mérito pela Câmara Municipal da Figueira da Foz e em 1987, aquando do seu centenário, foi distinguida com a medalha de ouro da cidade.
Actualmente, e para manter vivo o sonho de dois jovens irmãos, a Filarmónica Carvalhense conta com 44 músicos, entre os 12 e os 22 anos de idade, sob a direcção musical do Maestro Vítor Ferreira.
A Escola de Música da Sociedade Artística Musical Carvalhense, é outra componente desta associação. Conta actualmente com 43 alunos e 6 professores, a ministrar diversas especialidades de instrumento, que são parte constituinte da S.A.M.C.
Fruto desta escola, em Outubro de 2004, foi fundada a Banda Juvenil composta por 25 jovens músicos, dirigida por Vítor Ferreira, e em Dezembro de 2008 actuou pela primeira vez a Bandinha da S.A.M.C., composta por 14 alunos em iniciação de instrumento, sob direcção musical de Syndie Ferreira.
A S.A.M.C. já conta com a participação em dois programas de televisão, em 2005 editou o seu primeiro CD e em 2009 executou o Hino Oficial da Freguesia de Lavos, a convite da Junta de Freguesia de Lavos.
Que estes 125 de existência seja motivo de orgulho para todos os Lavoenses e que sirvam de inspiração aos jovens que tantos projectos ambicionam, mas nenhum executam…


Lara Ramalho, retirado do Facebook de Lavos

Sem comentários:

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Copyright © 2008 Blog dos Carvalhais [TM]. All Rights Reserved