quinta-feira, 30 de outubro de 2014

O terramoto de 1755 no Paião e na Figueira da Foz

Na passagem de mais um ano sobre o terrível terramoto que atingiu Portugal a 1 de novembro de 1755, conhecido como o “Terramoto de Lisboa”, uma vez que a cidade capital foi um dos locais mais atingidos e onde foi maior o número de vítimas e de estragos, divulgamos alguns dados interessantes sobre o que, por esses dias, se  viveu na nossa região. Os dados foram recolhidos a partir do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, nomeadamente as respostas dadas pelos párocos ao inquérito mandado fazer, após o terramoto, pelo rei D. José I. No distrito de Coimbra o inquérito chegou aos padres locais através do Bispo de Coimbra, D. Miguel, a quem as respostas deveriam ser endereçadas no prazo de um mês, para as fazer chegar ao rei.
Do inquérito a que nos referimos faziam parte as seguintes questões: A que horas principiou e o tempo que durou o terramoto; Se se percebeu que o impulso fosse maior do lado norte ou do lado sul; Que número de casas arruinou em cada freguesia; Se havia edifícios notáveis e o estado em que ficaram; Que pessoas morreram e se alguma era distinta; Que alterações se viram no mar, nas pontes e nos rios; Se a terra abriu algumas bocas, o que nelas se notou e se surgiu alguma nova fonte; Que providências se deram imediatamente em cada lugar pelo Eclesiástico, Militares e Ministros; Se aconteceram outros terramotos depois do acontecido no primeiro de novembro; Se havia memória de outros terramotos; Que número de pessoas, de cada sexo, tinha cada freguesia; Se houve falta de mantimentos; Se houve incêndios, o tempo que duraram e os danos que fizeram.

Uma investigação realizada por Madalena Canas, tendo como fonte o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, arquivos online. 28 de outubro de 2014.
Para ler aqui: http://clube11raizes.wordpress.com/2014/10/29/o-terramoto-de-1755-no-paiao-e-figueira-da-foz/

Sem comentários:

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Copyright © 2008 Blog dos Carvalhais [TM]. All Rights Reserved