quarta-feira, 18 de maio de 2016

Encontro de Bandas


Encontro de bandas comemorativo do 129º Aniversário da Sociedade Artística Musical Carvalhense, realiza-se no próximo dia 21 de Maio, com a participação das bandas

Sociedade Artística Musical Carvalhense 
Sociedade Instrução Musical, Cultura e Recreio de A-dos-Francos
Fundada a 15 de Abril de 1906, a Sociedade Instrução Musical, Cultura e Recreio de A-dos-Francos é a principal responsável pela dinamização cultural da Vila. Mantém até à presente data a centenária Banda Filarmónica, o orgulho da "terra", o Rancho "Danças do Arnóia" e as Marchas Populares.
   Foto sacada daqui   
Um pouco da história da vila... A-dos-Francos remonta aos princípios da nacionalidade, quando cruzados franceses ajudaram D. Afonso Henriques nas lutas contra os mouros, ao longo do Rio Arnóia, que nasce em Alguber e vai desaguar na Lagoa de Óbidos. Como recompensa, foram doadas terras junto ao Arnóia aos cruzados franceses, então chamados Francos, o que está na origem da povoação de A-dos-Francos, sendo esta mais antiga que a própria cidade das Caldas da Rainha, fundada no séc. XV pela Rainha D. Leonor.
 Sociedade Filarmónica Ouriense
Fundada a 7 de Abril de 1855, pelo pároco de Ourém, Reverendo José Joaquim Pereira da Silva (1802 – 1895), que, sendo ele próprio músico, formou uma banda filarmónica com alguns antigos músicos do exército Miguelista,
Ourém é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro (depois da extinta/antiga Vale do Tejo) e sub-região do Médio Tejo, A cidade de Ourém contém duas freguesias inseridas na sua mancha urbana. Ourém é uma cidade próspera, antiga (tem um castelo) e moderna, com avenidas extensas. A cidade de Ourém é a sede da comarca judicial (tribunal).



Sem comentários:

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Copyright © 2008 Blog dos Carvalhais [TM]. All Rights Reserved