A água é a principal constituinte do corpo humano, por isso um importante constituinte para o bom funcionamento do organismo.
Quando a temperatura do corpo aumenta, o organismo defende com a transpiração, como regulador natural da temperatura. Neste processo perdemos muitos líquidos. Se estes não forem repostos inicia-se o processo de desidratação ou incapacidade para o corpo humano realizar as suas funções vitais.
Quando está muito calor devemos beber muita água mesmo sem ter sede, porque antes da sensação de sede a reserva de água no organismo pode estar já abaixo das necessidades.
Como pela transpiração perdemos muitos sais minerais, pode-se acrescentar à água um pouco de açúcar ou sal. Se preferir pode optar por sumos naturais que sendo ricos em sais minerais repõem as perdas.
Atenção às bebidas para desportistas que são desaconselháveis aos diabéticos ou hipertensos.
Refeições ligeiras
Por serem mais fáceis de digerir e exigirem menor quantidade de sucos gástricos e assim pouparem água do organismo.
As opções podem recair nas frutas e legumes crus.
Feche as janelas de modo a manter a casa na penumbra e utilize ventoinhas para maior circulação de ar.
Quem tem ar condicionado deve evitar a tentar de regular para temperaturas muito frescas de modo a evitar grandes diferenças de temperaturas.
Os cozinhados que tenham grande tempo de cozedura em forno ou fogão, fazem aumentar a temperatura corporal e desperdiçam a energia de refrescar a casa.
Refresque-se com água fria, molhando os pulsos, têmporas e nuca. Evite grandes esforços físicos.
Este é um conselho da CVP Carvalhais
Sem comentários:
Enviar um comentário