sexta-feira, 19 de junho de 2009

SITUAÇÕES DE ALARME DEVIDO AO CALOR

SITUAÇÕES DE ALARME DEVIDO AO CALOR



Existem duas situações derivadas do excesso do calor cujos sinais de alarme são necessário ter em conta.

Se a situação não for grave, pode ser ultrapassada com algumas medidas simples como a descanso num local fresco de modo a baixar a temperatura corporal. Beba muita água (mas evite água gelada) e aplique panos molhados em especial nos pulsos, nuca e têmporas.

Se a situação se revelar mais grave, ligue a linha de emergência 112 ou saúde 24-808 24 24 24.



As reacções químicas desenvolvidas no nosso corpo atingem a sua eficácia máxima na faixa dos 37,5ºC – temperatura central. Para a manter constante o corpo precisa de reter calor quando a temperatura ambiente baixa e perder calor quando o ambiente se torna quente.

O calor é perdido por convecção à medida que as pequenas artérias e capilares subcutâneos se dilatam, aumentando a circulação e divergindo o calor dos órgãos vitais. Outra forma é a irradiação directa da pele pelo efeito do suor e vapor de água expirado dos pulmões.



Golpe de calor

Caracteriza-se por um subida repentina da temperatura corporal. Uma das causas pode ser uma prolongada e excessiva exposição ao sol, mas é mais frequente pela permanência num ambiente quente e húmido.

É uma situação causada pela perda de água e sais do corpo, podendo ser agravada por distúrbios gástricos associados a diarreia e vómitos.

Esta situação pode revelar-se perigosa e deve ter-se em atenção alguns sinais de alarme como: pele vermelha, quente e seca; pulso rápido e forte; dor de cabeça; tonturas e náuseas; confusão e perda de consciência.



Insolação


Causada pela exposição prolongada ao sol ou a uma temperatura ambiente muito elevada em ambiente quente e seco.

Quando o organismo se torna incapaz de controlar a temperatura através da transpiração, ocorre, muitas vezes e de forma repentina a insolação.

Os sinais de alarme são: aumento temperatura corporal; congestionamento; pele seca; agitação; náuseas ou vómitos; pulso forte e irregular; ventilação rápida e profunda; convulsões.

Sem comentários:

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Copyright © 2008 Blog dos Carvalhais [TM]. All Rights Reserved